Índice
O que é o diferença entre religião e espiritualidade Os termos "religião" e "espiritualidade" são frequentemente utilizados indistintamente , mas na verdade têm significados diferentes .
Religião é um sistema de crenças e práticas que estão tipicamente associados a um instituição específica , como uma igreja ou um templo.
Espiritualidade , por outro lado, é sobre ligar-se a algo maior do que si próprio e pode ser praticado por qualquer pessoa independentemente da filiação religiosa.
Muitas pessoas vêem a religião e a espiritualidade como duas faces da mesma moeda, mas na verdade são bastante diferentes.
Índice Esconder 1) Conceito de Religião e Espiritualidade 2) O que é a Religião? 3) O que é a Espiritualidade? 4) A diferença entre Religião e Espiritualidade 5) Diferenças fundamentais entre Religião e Espiritualidade 6) Vídeo: Religião e EspiritualidadeConceito de Religião e Espiritualidade

A religião baseia-se em dogmas - ou seja, crenças estabelecidas que não devem ser questionadas. Espiritualidade , por outro lado, é sobre explorar o seu próprio caminho espiritual e descobrir o que funciona para si.
A religião pode ser dogmática e inflexível, enquanto a espiritualidade pode ser adaptável e inclusiva.
Religião é sobre seguir um conjunto de crenças ou doutrinas prescrito por uma determinada fé. Espiritualidade , por outro lado, é mais sobre um viagem pessoal de auto-descoberta e crescimento .
Espiritualidade pode ser descrito como o procura de significado e objetivo na vida A vida é um processo que envolve a procura de respostas a grandes questões como: Qual é o meu lugar no mundo? Porque é que estou aqui? O que acontece quando morrer?
Há muitas maneiras diferentes de olhar para esta questão, e ela continua a ser objeto de debate entre académicos e líderes religiosos. No entanto, uma coisa que parece ser clara é que não existe uma resposta correcta .
O mais importante é a forma como se definir estes termos por si próprio e como nos fazem sentir.
O que é a religião?
A religião pode ser definida de muitas formas, mas, no seu cerne, é uma sistema de crenças e práticas A religião pode proporcionar conforto em tempos difíceis, dar sentido à vida e oferecer um sentido de comunidade.
Também pode ser um fonte de força e orientação Embora existam muitas religiões diferentes , todos eles partilham alguns temas e ideias comuns .

Origens da religião
A religião existe desde sempre durante séculos Mas de onde veio a religião? Há muitas teorias diferentes sobre as origens da religião.
Uma teoria é que a religião começou com o animismo, que é a crença de que os espíritos habitam objectos e fenómenos naturais.
Outra teoria é que a religião começou com o culto dos antepassados, que é a crença de que os antepassados falecidos podem intervir nos assuntos terrenos.
Uma terceira teoria é que a religião começou com o xamanismo, que é a crença de que os seres espirituais podem ajudar os seres humanos a curar problemas físicos e emocionais.
Ninguém sabe ao certo de onde veio a religião, mas estas são algumas das teorias que têm sido propostas.
Traços da religião
Muitas pessoas acreditam que a religião é uma parte vital das suas vidas, mas o que é exatamente a religião e porque é que as pessoas acreditam nela?
Existem muitas definições diferentes de religião, mas a maioria concorda que se trata de um sistema de crenças e práticas que se baseiam na fé num poder ou poderes superiores.
A religião pode dar às pessoas um sentido e um significado para a sua vida, bem como uma comunidade de pessoas que pensam da mesma forma, além de confortar as pessoas em tempos difíceis e dar-lhes orientação sobre como viver as suas vidas.
O que é a espiritualidade?
A espiritualidade é muitas vezes uma tema difícil de definir Pode ser considerada como a experiência de ligar-se a algo maior do que si próprio , tais como Deus , o universo , ou um maior potência .
Para algumas pessoas, a espiritualidade tem a ver com encontrar um sentido e um objetivo na vida Embora não exista uma definição única de espiritualidade, esta envolve normalmente um certo sentido de crescimento ou transformação pessoal .
"A espiritualidade é a dimensão interior de quem somos. É aquilo em que acreditamos e a forma como vivemos" (American Heritage Dictionary, 1998). A espiritualidade pode ser uma experiência muito pessoal que envolve as crenças e práticas do indivíduo.

Origens da espiritualidade
Há muitos debates sobre as origens da espiritualidade. Alguns dizem que é uma resposta natural ao medo da morte, outros acreditam que é uma consequência da forma como o nosso cérebro está ligado, outros ainda defendem que é simplesmente uma ferramenta utilizada pelas instituições religiosas para controlar os seus seguidores.
Apesar destas teorias divergentes, parece haver um consenso geral de que a espiritualidade está de alguma forma relacionada com o nosso sentido do eu e com a nossa ligação a algo maior do que nós próprios.
Traços de espiritualidade
A espiritualidade é uma qualidade que se encontra frequentemente nas pessoas consideradas sábias. Uma pessoa espiritual é alguém que tem uma forte ligação a algo maior do que ela própria, quer se trate de um sistema de crenças religiosas ou de outra coisa qualquer.
As pessoas que são espirituais têm muitas vezes um profundo sentido de propósito na vida e sentem-se ligadas aos outros de uma forma significativa. Muitas vezes experimentam momentos de alegria e paz que vão para além do que é tipicamente experimentado no mundo quotidiano.
A diferença entre religião e espiritualidade
O dicionário define "religião" como uma "crença e adoração de um poder controlador sobre-humano, especialmente um Deus ou deuses pessoais".
O Merriam Webster's Collegiate Dictionary define "espiritualidade" como "a qualidade ou o estado de ser espiritual". Então, qual é a diferença entre religião e espiritualidade?
Uma diferença fundamental entre religião e espiritualidade é o facto de a religião se basear normalmente em crenças, enquanto a espiritualidade pode basear-se tanto em crenças como em experiências.
A religião tem muitas vezes um conjunto de escrituras ou dogmas em que os seguidores têm de acreditar e aderir. A espiritualidade, por outro lado, pode ser mais pessoal e individualizada. Pode ter a ver com a exploração das próprias crenças espirituais ou com uma experiência do divino.
Outra diferença entre religião e espiritualidade é que a religião geralmente envolve instituições organizadas, como igrejas, sinagogas ou mesquitas. Por outro lado, a espiritualidade pode ser a exploração das próprias crenças espirituais ou uma experiência do divino.
A espiritualidade pode ser mais pessoal e individualizada. Pode envolver instituições organizadas, como estúdios de ioga, grupos de meditação ou igrejas, mas nem sempre é institucionalizada.
Diferenças fundamentais entre religião e espiritualidade
É frequente as pessoas confundirem espiritualidade com religião, mas não são a mesma coisa.
1) A espiritualidade tem um fim em aberto
Em vez de seguir uma filosofia ou um conjunto de princípios, a espiritualidade permite-lhe simplesmente seguir a sua intuição, encoraja-o a ouvir os estímulos que tem dentro de si e a fazer o que é correto para todos os envolvidos no mundo que o rodeia.
Liberta-o para ser quem quer que seja, sem esperar castigo ou recompensa. A recompensa vem da sua própria paz interior.
2) A espiritualidade não se baseia no medo
A religião dá-nos muito medo do que temos de fazer ao longo da vida e do que podemos enfrentar se continuarmos a não agir de forma sensata. Bem, com a espiritualidade, mantemo-nos activos para sempre, concentrando-nos no amor e fazendo com que os espíritos à nossa volta se sintam bem.
Trata-se de um princípio particularmente importante que se revela útil, uma vez que o medo, de um modo geral, não é benéfico para a nossa alma.
As únicas decisões que provêm do amor proporcionaram-lhe coragem, informação sobre como agir apesar das apreensões, e alimento para a sua alma. Confronta os sintomas físicos da sua preocupação e ensina-o a prosseguir apesar das sequelas que possam ocorrer.
3) A religião aponta a verdade; a espiritualidade ajuda-o a descobri-la
Em vez de fornecer as respostas às questões mais importantes do universo, a Espiritualidade dá-lhe a capacidade de descobrir as respostas por si próprio. Permite-lhe examinar as relações que compõem o universo e não estabelece limites até onde pode expandir a sua compreensão.
4) A espiritualidade preenche as lacunas de uma separação
A espiritualidade encontra o fio divino que as une, apesar das suas diferenças e singularidades, e considera mais a qualidade da mensagem que partilham do que os pormenores das suas próprias narrativas.
5) A espiritualidade fala de karma
Em vez de falar de deuses ou do medo do castigo, a Espiritualidade diz respeito apenas ao Karma, que não é uma "crença" no castigo após a morte, mas um processo que ocorre aqui e agora.
6) A espiritualidade permite-lhe percorrer o seu próprio caminho
Em vez de contar histórias antigas de semideuses e divindades, a espiritualidade, pelo contrário, incita-o a criar a sua própria viagem e a fazer a sua própria história. Isto coloca-o num caminho de autoindulgência que só pode ter um resultado, que é a sua própria libertação espiritual. Não é um destino, mas um processo de aprendizagem contínuo que leva à sua transformação completa.
A religião tem tudo a ver com a espiritualidade. Jesus e Maomé, por exemplo, tiveram ambos percursos profundamente espirituais antes de iniciarem as suas famosas viagens, que mais tarde se tornaram a base das religiões.
7) A espiritualidade não se ensina, é um processo de aprendizagem
A espiritualidade é algo que se adquire por si próprio. Não há regras para nos ligarmos à parte de nós próprios que constitui a nossa espiritualidade.
Muitas pessoas entram em contacto com a sua espiritualidade através da literatura e de textos religiosos, enquanto outras se ligam à sua espiritualidade através da meditação, enquanto outras se tornam espiritualmente iluminadas ao lidarem com traumas passados.
Um texto religioso ou uma autoridade religiosa são exemplos daqueles que tipicamente transmitem a religião. A matéria já está exposta e ilustrada para si, por isso tudo o que tem de fazer é lê-la, aprendê-la e aplicá-la a si.
8) A religião e a espiritualidade podem andar de mãos dadas
Embora seja diferente da religião, a espiritualidade não precisa de se defender da religião. As duas podem coexistir em harmonia, uma complementando a outra.
Mas a religião não vai certamente permitir uma espiritualidade incoerente com a sua ideologia. Só se pode ter uma relação espiritual com Deus se esta estiver de acordo com o texto divino.
Palavras finais dos Postos Espirituais
Existem muitas diferenças entre religião e espiritualidade. A religião baseia-se frequentemente em doutrinas, enquanto a espiritualidade tem mais a ver com o crescimento pessoal e a ligação a algo maior do que nós próprios.
A religião pode ser dogmática e julgadora, ao passo que a espiritualidade é aberta e aceitadora. A religião tem muitas vezes a ver com o cumprimento de regras, ao passo que a espiritualidade tem a ver com viver em harmonia com o mundo que nos rodeia.
Por último, a religião pode ser uma fonte de divisão, enquanto a espiritualidade pode ser uma fonte de unidade.
Vídeo: Religião vs. Espiritualidade
Também pode gostar
1) Que papel desempenha a espiritualidade na sua vida?
2) 21 Orações Milagrosas para Foco, Concentração & Produtividade
3) 60 Citações de Cura Espiritual: Palavras de Energia de Limpeza da Alma
4) O significado espiritual de encontrar dinheiro no chão