Gato preto Significados Espirituais & Simbolismo (Cruza o caminho!)

Thomas Miller 11-03-2024
Thomas Miller

Significado espiritual e simbolismo do gato preto: Algumas pessoas assustam-se quando vêem um gato preto, outras afastam-se deles porque são mais difíceis de enquadrar de forma a ficarem bem no Instagram.

Durante o Dia das Bruxas, há mais pessoas que querem adotar gatos pretos, mas muitos abrigos recusam-nos para evitar que sejam usados numa partida ou como parte de um disfarce de bruxa.

Tragicamente, os gatos pretos são os que têm menos probabilidades de serem adoptados nos abrigos de gatos durante as outras estações do ano.

Mas o que é que os gatos pretos significam espiritualmente Ficaria surpreendido com a forma como algumas coisas podem trazer sorte. Vamos descobrir!

Ver um gato preto está associado a diferentes significados espirituais e simbolismos, dependendo da cultura e da perceção individual. Em algumas culturas, é visto como um sinal de boa sorte, prosperidade e proteção enquanto noutros é visto como um símbolo de mistério e segredo .

Também tem sido associado a bruxas e à ideia de ter poderes. Nalgumas partes do mundo, pensa-se que é um bom sinal se um gato preto vier a sua casa. Invocar o gato preto como animal de poder é apenas para aqueles que estão prontos para se libertarem de preconceito e perseguição .

Ver um gato preto em sonhos pode indicar a necessidade de reconectar com o feminino dentro de si ou o Divino Feminino.

Índice Esconder 1) Significados espirituais e simbolismo de ver um gato preto 2) O que significa espiritualmente ver um gato preto num sonho? 3) Gato preto a cruzar o seu caminho: mitos, superstições e presságios 4) Significados bíblicos de ver um gato preto 5) Vídeo: Porque é que continua a ver gatos pretos

Ver um gato preto Significados espirituais e simbolismo

1) Dinheiro e Felicidade

Muitas pessoas acreditam que os gatos pretos são azarados. A maioria dos condutores abranda quando vê um gato preto a atravessar a estrada na Índia. Por exemplo, as panteras e os tigres percorrem uma área aberta antes de pararem ou se sentarem para inspecionar os seus rastos.

Devido ao facto de esta posição parecer tão humana, as pessoas ficavam de pé e esperavam, pensando erradamente que os gatos estavam a olhar na sua direção.

Mas, em muitas histórias antigas, pensava-se que os gatos pretos traziam riqueza. A maioria dos gatos gosta de oferecer presentes como um rato morto, uma rã ou um pássaro aos seus donos.

Por conseguinte, nalgumas culturas, é possível apanhar um matagot ou mandagot alimentando-o com frango e transportando-o depois para casa sem se voltar.

Todos os dias, se oferecesses ao teu matagot o primeiro sabor da tua comida ou bebida, ele recompensava-te com uma moeda de ouro.

2) Passagem segura no mar

Os marinheiros e os conquistadores atravessaram os oceanos em barcos e navios que hoje parecem frágeis. Foi assim que descobriram novos mundos. As velas e os remos eram utilizados para mover os navios; era um milagre que alguém regressasse a casa.

E uma vez que os ratos se encontravam frequentemente nestes navios, fazia sentido levar um ou dois gatos consigo. As pessoas na Grã-Bretanha e na Irlanda pensavam que os gatos pretos eram afortunados.

As pessoas pensavam que eram protectores poderosos, por isso custava muito dinheiro comprar um e colocá-lo num barco. Noutros locais, as mulheres dos pescadores tinham normalmente um gato preto em casa e cuidavam bem dele, porque acreditavam que ele garantiria que os seus maridos chegariam a casa em segurança.

A Inglaterra e a Irlanda são ambas ilhas, pelo que a maioria das pessoas que viveram como marinheiros valorizavam estes gatos escuros.

3) Má sorte e maldade

Um dos mal-entendidos mais comuns sobre os gatos pretos é que eles são bruxos. As pessoas pensam neles como amigos e acreditam que estes companheiros mágicos de bruxos e feiticeiros podem fazer coisas como um projeto astral.

Alguns podem mesmo fazer-se passar por pessoas ou conter a alma da pessoa que os possui, pelo que são um sinal de morte.

É também por isso que muitas pessoas acreditam que os demónios usam gatos pretos. Uma crença antiga diz que se vir um gato preto, deve recuar três (ou treze) passos para evitar a sua má energia.

Algumas pessoas matam os gatos pretos assim que os vêem, para que não espalhem o mal. É geralmente aconselhado dar meia volta e regressar a casa se for visto a atravessar a estrada à sua frente.

4) Amor e casamento

As pessoas consideram os gatos, especialmente os pretos, como guardiões úteis porque afugentam os ratos e as cobras. Na velha Inglaterra, os gatinhos pretos eram frequentemente oferecidos como prendas de casamento.

Faz sentido porque se tratava sobretudo de comunidades agrícolas e os gatos impediam que os roedores comessem os alimentos nas hortas, nos celeiros e nos silos.

Assim, as pessoas passaram a acreditar que os gatos pretos davam sorte, porque traziam riqueza sob a forma de boas colheitas e, ao matarem as pragas que propagavam doenças, asseguravam uma vida longa e forte à família do seu dono.

Num país insular longínquo, as mulheres solteiras arranjavam gatos pretos porque se pensava que atraíam os maridos, mas hoje em dia é o contrário!

5) Boas notícias para quem gosta de teatro

Já falámos sobre a razão pela qual os agricultores adoram gatos de todas as cores, mas na cultura nórdica, Freya andava numa carruagem puxada por dois gatos pretos.

Os agricultores deixariam aos gatos de Freya o leite das suas vacas (apesar de sabermos agora que a maioria dos gatos é intolerante à lactose). Em troca, Freya dar-lhes-ia uma boa colheita. E os escritores, músicos e actores?

Os gatos são flexíveis e independentes, o que faz deles um bom animal de estimação para as pessoas que trabalham no mundo das artes e têm horários estranhos para os espectáculos. Mas mesmo quando Shakespeare era vivo, as pessoas pensavam que ver um gato preto na plateia faria com que o espetáculo fosse um sucesso.

6) Pilhagem e tesouro de piratas

Já falámos dos mandagotes e de como eles nos davam uma moeda de ouro todos os dias se os deixássemos comer antes de nós em todas as refeições. Também falámos das razões práticas e espirituais pelas quais os marinheiros os adoravam.

Por isso, faz sentido que haja gatos pretos em navios piratas e que esses gatos pretos saibam os melhores sítios para se esconderem.

É por isso que os antigos gauleses pensavam que os gatos pretos eram um meio natural de encontrar tesouros escondidos, pois pensavam que se apanhássemos um matagal e o levássemos para um local com cinco caminhos, o gato indicar-nos-ia o caminho para o tesouro.

Escolheria o caminho para a casa da última pessoa que a possuía, um pirata com uma joia escondida. Assim, ficaram conhecidos como pessoas que encontravam dinheiro secreto.

7) Boa sorte ou má sorte, dependendo da direção em que se olha

Alguns de nós precisam de ajuda para distinguir a direita da esquerda. Se vive na Alemanha, isso pode ser um problema. Muito antes de os nazis chegarem ao poder, os bávaros e outras tribos tinham fortes tradições pagãs, como rituais de fertilidade e festas em que se matavam pessoas.

Assim, as pessoas tanto temiam como respeitavam os gatos pretos. Se um gato atravessasse à sua frente e depois se virasse, pensava-se que era um sinal.

Isto faz sentido porque os gatos têm sentidos tão apurados que, se eles evitam um local específico, você também deve evitá-lo! Ainda assim, dava azar se um gato cruzasse o seu caminho enquanto caminhava da direita para a esquerda.

Mas se ele andasse da esquerda para a direita, teria sorte durante o resto do dia. Além disso, tal como nós, os alemães conduzem do lado direito da estrada.

Veja também: Significados espirituais do piercing no nariz do lado direito & lado esquerdo

8) Magia do cabelo branco, se o conseguires encontrar

Pensamos que a Turquia é o país onde as pessoas mais gostam de gatos, mas, curiosamente, um inquérito de 2020 revelou que a Alemanha e a França são os países com mais gatos como animais de estimação.

Por isso, não é estranho ouvir falar de uma história espiritual francesa sobre gatos pretos. As pessoas pensam que cada gato preto tem um pelo branco que lhe confere a sua magia.

Se conseguir apanhar o gato sem ser arranhado e encontrar o pelo branco, isso significa que o gato gosta de si e que lhe trará dinheiro, sucesso e boa sorte.

Trata-se de um mito antigo, mas muitos gatos pretos ficam com o pelo cinzento ou branco quando estão doentes, o que não tem nada a ver com os gatos de smoking que têm o peito ou o pescoço brancos.

8) Guardiões para a casa e sensores de energia

A ciência demonstrou que os gatos conseguem ver e ouvir coisas que os humanos não conseguem. É por isso que eles param e olham para o espaço durante algum tempo, depois rosnam, assobiam ou fogem. Por alguma razão, adoram fazer isto durante as horas de bruxedo.

Nós, humanos, pensamos que eles estão a olhar para fantasmas ou espíritos e a tentar avisar-nos de forças malignas que não conseguimos ver. E ao ronronar, podem curar feridas.

As frequências do seu ronronar variam entre os 25Hz e os 140Hz, o que tem demonstrado ajudar os ossos a sarar mais depressa. Podem ter nove vidas por causa disso.

Os gatos podem ajudá-lo a determinar se alguém do seu grupo social está a tramar alguma coisa de mal com base em todas estas capacidades extra-sensoriais. Uma vez que os gatos pretos são familiares muito sensíveis, podem captar más vibrações psíquicas e até encontrar células doentes.

9) Ter filhos e ser saudável

Os antigos egípcios adoravam uma deusa chamada Bast ou Bastet, que era a deusa da fertilidade e da doença, e as suas estátuas mostravam-na muitas vezes como um gato preto com jóias.

Veja também: Significados espirituais da Lua de Morango (2022 e 2023)

Isto faz sentido, uma vez que o Egipto precisava que a bacia do Nilo fosse inundada para se manter vivo e ter uma boa economia agrícola. E, claro, os gatos mantinham os ratos e outros roedores longe das colheitas.

Os amuletos de gato eram usados por muitas pessoas para as proteger de coisas más. Pensava-se que Bastet protegia as casas, as mulheres e o parto, possivelmente porque os gatos ficam em casa todo o dia e dormem quase 20 horas.

Os gatos também parecem sorrateiros e misteriosos, pelo que se pensava que Bastet protegeria os segredos e tesouros das matriarcas. Quando os homens não estavam por perto, mantinham os espíritos malignos afastados.

10) Como é que o Diabo é

Esta ideia pode ter vindo de dois sítios diferentes: as pessoas pensavam que as bruxas guardavam as suas almas em gatos pretos, por isso atacavam os gatos para matar a bruxa, que por vezes era apenas uma velha solitária que tinha gatos como companhia.

As pessoas também pensavam que estas bruxas se transformavam à noite em gatos pretos para se esconderem no escuro e lançarem os seus feitiços.

Mas o Papa Gregório IX faz uma ligação mais direta. Quando o catolicismo começou a crescer, os líderes da Igreja adoptaram algumas práticas pagãs e proibiram outras. Havia muitos pagãos que adoravam gatos pretos, pelo que o Papa oficializou que os gatos pretos eram um sinal do diabo para impedir as pessoas de serem pagãs.

Também impediu as pessoas de comerem cavalos, uma prática comum nas religiões pagãs.

11) O poder da pessoa na magia

Há quem diga que, quando o Papa disse que os gatos pretos eram maus, muitos deles foram mortos e as suas mortes contribuíram para que a peste negra se espalhasse mais rapidamente.

Mas o cristianismo tem uma influência tão forte na cultura francesa que, ainda hoje, algumas pessoas cospem três vezes sobre os ombros quando vêem um gato preto, porque se pensava que os gatos traziam riqueza.

Os Estados Unidos e o Reino Unido reservaram um dia para os Gatos Negros (17 de agosto nos Estados Unidos e 27 de outubro no Reino Unido). Os gatos são mais independentes do que os cães, pelo que, por vezes, representam o poder pessoal no mundo mágico.

Significa que se te dedicares à tua magia em vez de usares apenas feitiços e encantamentos, a tua magia será mais potente. Investe nos rituais.

12) Crescimento espiritual e visão de conjunto

Todos os gatinhos têm olhos azuis à nascença, devido à forma como os seus genes estão programados, e mudam para a sua tonalidade permanente entre dois e três meses mais tarde.

E os gatos pretos só podem ter olhos verdes ou dourados, a não ser que tenham heterocromia, caso em que podem ter um olho azul. Uma vez que os gatos pretos são frequentemente utilizados como familiares, a cor dos seus olhos tem um significado espiritual. Então, o que é que isso significa?

Olhos dourados Os olhos verdes (ou amarelos) são um sinal de visão extrassensorial, pelo que estes gatos podem ajudá-lo a ver mais claramente outras dimensões. Mas se o seu familiar tiver olhos verdes, isso significa que está a crescer, é sábio e conhecedor do mundo espiritual.

Um escriba mágico pode gostar de um gato preto com olhos verdes (Mas, tecnicamente, é o seu gato que o escolhe).

13) Coisas de vidas passadas que não foram terminadas

Um meme que circulou na fase inicial da epidemia afirmava que todos nós nos transformámos em felinos porque dormimos, comemos, evitamos os outros e limpamo-nos constantemente.

Houve também muitas histórias sobre como os nossos cães estavam felizes por estarmos em casa o dia todo e como os nossos gatos estavam stressados com a nossa presença e só queriam que nos fôssemos embora.

Mas numa nota mais séria, se um gato é o seu totem, isso pode significar que gosta de petiscar, dormir e ficar sozinho. Também pode significar que é flexível, adaptável e que entra (e sai) rapidamente de situações difíceis.

Os sábios dizem que todas as tuas habilidades únicas significam que tens assuntos pendentes de uma vida passada. É por isso que escolheste um totem ninja com nove partes.

14) Tenha cuidado com o que faz

Diz-se que a curiosidade do gato o matou, mas que a sua fome o trouxe de volta (pelo menos nove vezes!). E se tem um gato, sabe como ele se pode meter em situações complicadas e por vezes assustadoras.

Mas enquanto todos os gatos correm riscos desconhecidos e difíceis de explicar, os gatos pretos são mais susceptíveis de se magoarem, são mais difíceis de detetar em locais escuros e muitas pessoas já não gostam deles.

Os gatos pretos são mais susceptíveis de se magoarem quando andam por aí a farejar. Assim, um totem de gato preto pode dizer-lhe para ter mais cuidado e usar a sua capacidade de se misturar com cuidado. Precisa de ter auto-confiança, tal como os gatos têm.

Não acredites nas pessoas que falam de ti nas tuas costas e dizem que és má ou que não tens sorte. És bonita, forte e sortuda.

O que significa espiritualmente ver um gato preto num sonho?

1) Boa sorte

Ver um gato preto num sonho é muitas vezes considerado como um sinal de boa sorte, especialmente se o gato for amigável e acessível. Isto pode significar que está prestes a experimentar boa sorte na sua vida, quer seja num sentido financeiro, pessoal ou profissional.

Pode também simbolizar boa sorte em termos de relações, saúde ou outras áreas da sua vida.

2) Mistério e magia

Os gatos pretos estão frequentemente associados à magia e ao mistério, pelo que ver um num sonho pode simbolizar um aspeto secreto ou oculto da sua vida que precisa de explorar.

Este sonho pode ser um sinal de que se passa algo no seu subconsciente de que ainda não tem consciência e pode ser uma pista para descobrir algumas verdades escondidas sobre si próprio ou sobre a sua situação.

3) Medo e negatividade

Um gato preto num sonho pode também representar medo ou negatividade na sua vida. Se o gato for agressivo ou inacessível, pode simbolizar um sentimento de medo ou ameaça na sua vida em estado de vigília.

Pode estar relacionado com uma pessoa, situação ou acontecimento específico que lhe esteja a causar stress ou preocupação. Em alternativa, pode representar uma sensação geral de medo ou negatividade que esteja a sentir na sua vida.

4) Independência e autossuficiência

Os gatos pretos são frequentemente vistos como animais independentes e auto-suficientes. Ver um gato preto num sonho pode simbolizar a sua própria independência e autossuficiência, ou a necessidade de desenvolver essas qualidades em si próprio.

Este sonho pode estar a encorajá-lo a assumir o controlo da sua vida, a confiar nos seus próprios recursos e a ser menos dependente dos outros. Pode também ser um sinal de que está pronto para assumir novos desafios e ser mais autossuficiente.

5) Sombra do eu

Um gato preto num sonho também pode representar o seu "eu sombra", a parte de si que mantém escondida dos outros. Este sonho pode ser um lembrete para explorar e compreender os seus pensamentos e emoções ocultos.

Pode estar a encorajá-lo a olhar para os aspectos mais sombrios de si próprio, como os seus medos, desejos e inseguranças, e a integrá-los no seu "eu" consciente, o que pode trazer uma sensação de plenitude e completude à sua vida.

Gato de costas cruzando seu caminho: mitos, superstições e presságios

1) Má sorte

Uma das superstições mais comuns associadas ao facto de um gato preto cruzar o seu caminho é a de que é um sinal de má sorte. Esta crença remonta à Idade Média, quando os gatos pretos eram frequentemente associados à bruxaria e ao mal.

No entanto, é importante notar que esta crença não é universal e que algumas culturas vêem o gato preto como um símbolo de boa sorte.

2) Mistério e magia

Os gatos pretos são frequentemente associados à magia e ao mistério, pelo que ver um a cruzar o seu caminho pode simbolizar um aspeto oculto da sua vida que está prestes a ser revelado. Pode ser um sinal de que deve prestar mais atenção à sua intuição e estar aberto a novas experiências e possibilidades.

3) Despertar espiritual

Um gato preto que cruza o seu caminho também pode ser um sinal de um despertar espiritual. O gato é frequentemente visto como um guia espiritual, e o seu aparecimento pode ser uma mensagem do mundo espiritual.

4) Proteção

Em algumas culturas, acreditava-se que os gatos pretos tinham o poder de proteger contra espíritos malignos e energias negativas. Ver um gato preto cruzar o seu caminho pode ser um sinal de que os seus espíritos guardiões estão a olhar por si e que está protegido.

5) Alterar

Ver um gato preto a cruzar o seu caminho também pode ser um sinal de mudança. O gato é muitas vezes visto como um símbolo de adaptabilidade, e a sua aparição pode ser um lembrete para estar aberto à mudança e ir com a corrente.

Significados bíblicos de ver um gato preto

Em Christianity and the Bible, não há qualquer menção específica ou simbolismo de gatos pretos A Bíblia não fornece quaisquer ensinamentos ou crenças sobre gatos pretos, e estes não são referidos em quaisquer textos ou histórias religiosas.

No entanto, durante a Idade Média, os gatos pretos eram associados à bruxaria e ao mal, o que levou a uma perceção negativa deles nas sociedades cristãs Isto pode ter contribuído para a superstição de que um gato preto que cruza o seu caminho é um sinal de má sorte.

Vale a pena notar que a Bíblia ensina que todos os animais são criados por Deus e fazem parte da Sua criação e devem ser tratados com respeito e bondade Por conseguinte, os ensinamentos bíblicos não apoiam as crenças negativas e as superstições frequentemente associadas aos gatos pretos.

É importante lembrar que o cristianismo ensina que todas as criaturas vivas são criadas por Deus e têm um objetivo e que não é apropriado magoar ou maltratar os animais com base em superstições ou desinformação.

Palavras finais dos postos espirituais

É provável que já tenha visto um gato preto ou pensado num quando se preparava para fazer algo significativo. Isto acontece muitas vezes e muitas pessoas preocupam-se com isso. Já analisámos todas as coisas diferentes que os gatos pretos podem significar.

Se vires um gato preto agora, deves saber o que significa. Pessoas diferentes têm ideias diferentes sobre o que significa Não se deve preocupar muito com os gatos pretos porque eles não nos fazem mal.

Vídeo: Porque é que se continuam a ver gatos pretos

Também pode gostar

1) Significados espirituais dos jacarés em sonho (atacar ou não!)

2) Wolf Howling at the Moon Significados Espirituais, & Simbolismo

3) Significados espirituais de cães em sonho (atacando, morrendo!)

4) Significados espirituais do rato que cruza o seu caminho (de dia ou de noite)

Thomas Miller

Thomas Miller é um escritor apaixonado e entusiasta espiritual, conhecido por sua profunda compreensão e conhecimento dos significados e simbolismos espirituais. Com formação em psicologia e forte interesse em tradições esotéricas, Thomas passou anos explorando os reinos místicos de diferentes culturas e religiões.Nascido e criado em uma cidade pequena, Thomas sempre foi intrigado pelos mistérios da vida e pelas verdades espirituais mais profundas que existem além do mundo material. Essa curiosidade o levou a embarcar em uma jornada de autodescoberta e despertar espiritual, estudando várias filosofias antigas, práticas místicas e teorias metafísicas.O blog de Thomas, Tudo sobre significados espirituais e simbolismo, é o ponto culminante de sua extensa pesquisa e experiências pessoais. Por meio de seus escritos, ele visa orientar e inspirar os indivíduos em sua própria exploração espiritual, ajudando-os a desvendar os significados profundos por trás dos símbolos, sinais e sincronicidades que ocorrem em suas vidas.Com um estilo de escrita caloroso e empático, Thomas cria um espaço seguro para seus leitores se envolverem em contemplação e introspecção. Seus artigos abordam uma ampla gama de tópicos, incluindo interpretação de sonhos, numerologia, astrologia, leituras de tarô e o uso de cristais e pedras preciosas para cura espiritual.Como um firme crente na interconexão de todos os seres, Thomas encoraja seus leitores a encontrarseu próprio caminho espiritual único, respeitando e apreciando a diversidade de sistemas de crenças. Por meio de seu blog, ele pretende promover um senso de unidade, amor e compreensão entre indivíduos de diferentes origens e crenças.Além de escrever, Thomas também conduz workshops e seminários sobre despertar espiritual, autocapacitação e crescimento pessoal. Por meio dessas sessões experienciais, ele ajuda os participantes a explorar sua sabedoria interior e liberar seu potencial ilimitado.A escrita de Thomas ganhou reconhecimento por sua profundidade e autenticidade, cativando leitores de todas as esferas da vida. Ele acredita que todos têm a capacidade inata de se conectar com seu eu espiritual e desvendar os significados ocultos por trás das experiências da vida.Seja você um buscador espiritual experiente ou apenas dando os primeiros passos no caminho espiritual, o blog de Thomas Miller é um recurso valioso para expandir seu conhecimento, encontrar inspiração e abraçar uma compreensão mais profunda do mundo espiritual.